domingo, 26 de agosto de 2007

Figueira da Foz, o exemplo a seguir.

Números divulgados ontem em conferência de imprensa pelo ISN (Instituto de Socorro a Naufragos), demostraram que a Figueira da Foz e as suas praias foram as mais seguras de Portugal, da primeira quinzena do mês de Agosto, no que diz respeito a sinistrados marítimos. Para tal facto, foi decisivo o contributo dado pelos vizelenses Zé Alga e Tozé Patinhas, quer na formação teórica a novos nadadores-salvadores quer no próprio terreno a salvar vidas.
Convidados pelo "capitão Coninhas", mudaram-se para a Figueira da Foz de malas e bagagens. Lá, começaram a dar formação a todos os interessados o que se verificou ter sido uma iniciativa coroada de sucesso. A adesão foi enorme, como prova a foto de Zé Alga a discursar perante uma plateia jovem e atenta, sobre "Métodos eficazes e rápidos de bronzear".
Enquanto Alga dava a palestra, Patinhas percorria a praia no seu 4x4 à procura de quem necessitasse do seu auxílio. Estilo, sensualidade, carisma, profissionalismo e objectividade são adjectivos que caracterizam o excelente trabalho desenvolvido pelos dois jovens. Com a praia e a cidade rendidos às suas capacidades, rapidamente se transformaram nos indivíduos mais cobiçados da Figueira da Foz, conseguindo destronar o próprio "Bola 7". Eram convidados para festas de anos com bar aberto e eram inclusive pagos para fazerem presenças em discotecas frequentadas exclusivamente pela meia idade. Apesar do constante assédio, não dispensavam o seu mergulho diário pelo mar pouco agitado da Figueira, onde se sentiam como peixe na água. Nos dias em que lá estiveram, todos os salvamentos foram bem sucedidos e o tempo de actuação foi reduzido para metade. A capitania da Figueira da Foz atribuíu, numa cerimónia presidida pelo PC (Pedro Coninhas) a medalha de brio profissional na área nâutica, distinção máxima que um Salva-Vidas pode obter. Com o sentimento de missão cumprida, regressaram a Vizela e estudam agora convites que aparecem de todas as cidades costeiras do país e não só.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou estupfacta com tanto talento,eu que ajudei estes jovens a crescer intelectualmente,sempre acreditei que iam longe,mas nunca tao longe,até a figueira da foz eles consegiram ir tou ansiosa por saber onde é que eles vao a seguir...tou muito feliz por voçes...bjs