terça-feira, 4 de setembro de 2007

JP Monteirinho: pequeno em tamanho, enorme em talento

Desde muito cedo se notou que o futuro do pequeno João Paulo estaria ligado às artes.

Ainda gaiato, João Paulo treinava a representação com as suas pretendentes. E quase todas elas se fiavam na mítica frase “Não posso, tenho de ir ao pão”. Também o mundo da música tinha espaço para o nosso minorca e quem não se lembra do verso “E disse-te baixinho, o meu nome é João Paulinho”!?

Mas JP tinha uma obsessão. O seu objectivo era chegar aos 1,20m, de forma a poder ser acolhido por Ronald McDonnald no seu parque de diversões. Apesar dos muitos Danoninhos continuava a faltar-lhe um bocadinho assim e apenas aos 17 anos e após consultar vários especialistas, conseguiu dar o salto, brincando finalmente com as crianças, que embora bastante mais novas, não tinham mais energia que o nosso folião.

O FC Vizela também chegou a contar com o contributo daquele que era considerado por muitos o novo Rui Barros, o ídolo de criança de Monteirinho. As chamadas à selecção de Braga eram constantes, bem como as lamentáveis faltas do jovem. Pois é, o 7 vizelense sempre gostou da sua caminha e muitas vezes adormecia, inclusivé no banco de suplentes, ganhando dos colegas a carinhosa alcunha de Bela-Adormecida. Contudo Pantaleão, com uma entrada violenta durante um treino, acabou-lhe com a carreira e a dupla com Cristiano Ronaldo no Manchester tornou-se impossível, para grande pena de Carlos Queiroz.

Quando fez 18 anos JP tentou a sua sorte na faculdade e logicamente Cinema seria a sua primeira opção, ficando Arquivística no segundo lugar. A candidatura preenchida pela respeitável Dona Nelinha, mandava-o então para Coimbra mas a cidade dos estudantes não acrescentou nada ao currículo do pigmeu, que nem meio ano mais tarde voltava a Vizela, formando com Pedro Monteiro e o pai Lino uma tripla de taineiros inesquecível. A configuração do Callidas teve também ela de sofrer algumas alterações. Bancos altos foram instalados gentilmente por Vitinha para que o nosso minorca conseguisse escalar até ao topo, de forma a ser atendido e poder pedir as suas finaças a Julius Meco.

Após meio ano sabático, a Guarda era o próximo destino de JP que teve finalmente o seu primeiro grande contrato. Desempenhou o papel de Evil Pom, o vilão dos Pini Pom. A sua barba longa e cabelo curto fizeram de Monteirinho o maior inimigo das crianças durante o sono, tantos eram os pesadelos com o vilão. O sucesso na Guarda tem sido grande e ninguém fica indiferente às suas encenações de Hitler nos bares de kizomba.

Hoje em dia podemos ver ver o jovem vizelense na novela juvenil Morangos com Açucar, onde interpreta o papel do arisco Pulga.

8 comentários:

Anônimo disse...

paulinho o k eu mais gosto eh ver.te nos morangos a dar piruetas. ve.se mm k es aluno de desporto. ficas perfeito no papel de pulga!

Anônimo disse...

lolll,este posto foi feito pelo emiliano certo?!
jp que andas a fazer a teu mano...

Anônimo disse...

os 2 gigantes de Vizela...

SoNNy Bernardo disse...

2 ou 3 cms pa marcar a diferença sao suficientes =P
força joao paulo! da um abraço oh ronald.

Anônimo disse...

irma da licas?????????

Anônimo disse...

Axo k o paulinho é mt sexy no papel de pulga

Anônimo disse...

Axo k o paulinho é mt sexy no papel de pulga

Anônimo disse...

joao paulo nos sabado vamos de autocarro ao mac de guimaraes. agora k ja podes entrar no ronald keres vir ou vais ficar em casa a fazer umas cenas?